A arte e a moda
30 ABRIL, 2009
“La esencia de Klimt” – Kattaca e Moises González/ 2009
[imagem: reprodução]
Moda é arte? Antes de continuar lendo, pense. Moda é arte para você? Esta foi a primeira pergunta que ouvi na faculdade de moda e sempre mastigou minhas idéias. Todo mundo, na faculdade ( e muita gente que trabalha na área) responde logo: claro que é!
Mesmo enchendo a boca para afirmar que moda é arte, nunca estive muito convêncida do assunto. Depois de muito ler, idéias controversas, afirmações aqui e negações ali, entendi o que Moda é arte, sim… Até certo ponto. Vou explicar.
Para saber se moda é arte, é preciso conhecer a definição do que é A Arte: A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua cultura, sua história através de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Podendo ser representada de várias formas, sendo elas a música, esculturas, pintura, cinema, dança, entre outras.
Bonito conceito. Logo nos faz pensar: Puxa! Moda é isso. Queria que fosse simples assim!
Bonito conceito. Logo nos faz pensar: Puxa! Moda é isso. Queria que fosse simples assim!
E o que é Moda? Moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico.
Embora os estilistas usem artístas de nome e renome para inspirar as suas criações, a moda não feita diretamente com intenções artísticas. Elas está de mãos dadas com mundo, envolvendo tudo, ligada com a fotografia, com o cinema, com a música, expressando a postura e as idéias de uma época e claro, “é a busca incessante pelo belo, algo que só se consegue através da arte.”*Mas não é Arte na sua intenção primeira, que é cobrir e proteger o corpo*.
[imagem via Expresso Moda que acredita que Moda é arte, sim]
Ricardo Olivero, no seu post Por onde sua agulha costura… escreveu: “Um vestido como o de Issey Miyake, por mais belo, importante que possa ser, por mais que seja exibido em museus, ele nunca vai ser uma obra de arte, strictu sensu. Ele não foi concebido como objeto de arte, e sim, como uma roupa que tem um significado importante para a história da moda e dos costumes.”
[imagem via Blog View]
Mas, não podemos esquecer, crianças da revolução, que através da moda nos expressamos, com ela nos encantamos e é exatamanet aí, que ela passa a fazer parta da arte. È a sua segunda função. O que não a torna nem maior nem menor do que ela é.
Li que moda é uma arte que não veste telas nem muros, ela se expressa no movimentos dos corpos, de acordo com a ideologia , o desejo daecada um. Como os belos quadros, ela representa a voz do seu criador. Na moda um chapéu, nem sempre é só um chapéu, assim como em um quadro, um cachimbo, pode não ser um cachimbo**.
Contribuição de Joana e Marcel
Nenhum comentário:
Postar um comentário