Como customizar sua Camiseta de Carnaval
Confira algumas dicas para você deixar o seu abadá do Carnaval 2010 com a sua cara!
Ano novo aqui no Brasil é sinônimo de festa! Mais do que em qualquer outro lugar do mundo, o nosso início de ano traz uma onda de alegria e expectativas que cessam apenas depois que os seis mais aguardados dias de folia acabam! Como um prolongamento da temporada de férias, Fevereiro chega com muita animação trazendo com ele aquela que é, hoje, a maior festa de rua do mundo; o Carnaval!
Sinônimo de energia e badalação, essa comemoração contagia à todos; desde crianças até adultos e idosos adoram assistir os desfiles, relembrar as marchinhas, vestir a fantasia ou virar a madrugada atrás de um trio elétrico.
Independente dos seus planos para curtir a festa, a busca por diferenciação e originalidade no quesito roupa se torna ainda maior durante esses dias; afinal de contas, entre plumas, máscaras e muito brilho o esforço para ser notada deve ser triplicado! O que para muitos é uma facilidade, para as mulheres mais vaidosas se torna, então, um castigo: os tradicionais abadás – camisetas de blocos ou patrocinadores, geralmente largas e compridas demais para quem possui um corpo mais esguio.
Essa blusa se torna o “uniforme” da festa e já tem até um significado por trás da tradição de seu uso! Diferenciadas apenas pela cor e pela estampa, as camisetas representam um passaporte que permite a entrada de um integrante ao seu universo de alegria carnavalesca e desperta o sentimento de união entre os foliões!
Mas, para quem não abre mão de se individualizar mesmo nessa ocasião, a dica é apostar na customização dessas peças! Com pequenas alterações no seu abadá, você pode deixá-lo mais atraente e com o seu estilo! Vamos a algumas dicas para facilitar e agilizar a transformação da sua camiseta!
Modelo de Abadá Customizado. Foto:Divulgação |
Invista em fitas, lantejoulas e brilhos! Esses adereços além de baratos e fáceis de encontrar, permitem que você cria novas formas e desenhos sobre o tecido ou destaque a estampa já presenta na peça. As fitinhas do Senhor do Bonfim são uma boa pedida para revestir a gola, retocar o acabamento das mangas e decotes ou ainda dar o toque final no ajuste de alças.Com cola para tecido, cetim e lantejoulas você já consegue deixar o seu abadá de cara nova!
Não tenha medo de usar a tesoura! Para mudar de forma mais radical a sua t-shirt é indispensável fazer vários recortes em sua estrutura para que ela ganhe uma nova modelagem. O primeiro passo é decidir o modelo e o tamanho que deseja, em seguida medir o quanto da barra deverá ser cortado e os demais lugares que perderão tecido!
Com todo o calor que o nosso verão traz, as mangas se tornam dispensáveis! Além de cortá-las você pode aumentar o decote para valorizar o caimento da blusa! No mesmo sentido da gola, recorte o tecido na direção dos ombros e finalize o visual amarrando as fitinhas na extremidade da cava e da gola!
Outra opção é transformar a camiseta em uma frente-única ou tomara-que-caia. Para a frente-única serão necessários vários recortes. Jà com o comprimento ajustado e com as mangas descartadas, acerte o decote! Para isso, na parte das costas, corte em linha reta o tecido que vai do final de uma cava até a outra; assim você terá a parte superior da blusa toda solta, podendo, então definir o novo modelo do abadá. Determine a profundidade que deseja que o decote tenha, faça uma marca no centro de encontro dele e vá desenhando o formato que deseja com a tesoura; você terá as duas alças da frente-única prontas para serem amarradas atrás do pescoço! Para finalizar, volte à parte das costas e corte - no sentido vertical - ao meio o restante da malha ainda inteiriça e divida os dois lados em quantas faixas horizontais deseja amarrar nas costas!
O tomara-que-caia é mais fácil; no entanto pede por uma mão-de-obra mais aprimorada! Acerte o decote cortando toda a parte superior da blusa, deixando a malha parecida com um retângulo. Acerte a diferença da frente e das costas, deixando a parte frontal mais alta. Com uma máquina de costura adicione uma elástico na extremidade, para que o seu abadá ganhe sustentação!
Com o modelo tomara-que-caia pronto, você terá uma nova variedade de opções para personalizar a camiseta. Adicionar alças cruzadas costas ou que saiam em “V” do centro da frente são algumas das opções, que podem deixar o resultado parecido com batas! Outra sugestão, é adicionar mais um elástico na região abaixo do busto com leves franzidos para que o caimento ganhe mais fluidez!
E o que fazer quando você deixou para a última hora e só sobrou aquele abadá tamanho GG? A solução é transformá-lo, em um mini vestido! Acerte as mangas e o decote, visando deixá-los mais soltos para facilitar a liberdade de movimentos e aposte nas faixas e cintos para dar uma leve acinturada no look! Para garantir o conforto e um ótimo resultado, invista em shorts curtinhos ou saias, que podem ou não aparecer, mas que fazem toda a diferença para evitar constrangimentos no decorrer da noite de folia!
Com poucos materiais e muita criatividade o seu Carnaval pode ficar ainda mais colorido e você mais bonita, por isso reserve alguns minutinhos para deixar a preguiça de lado e coloque seu lado de estilista para funcionar para chegar na avenida com um abadá personalizado e um look tão divertido quanto o clima carnavalesco!
Camila Cemin Rolon
Redação
Contribuição de Maria Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário