Conheça as marcas que estão mudando o mercado da França
Pense nas marcas que dominam o mercado francês de moda. Lembrou de Chanel, Dior, Givenchy, Lanvin, Balenciaga, Yves Saint Laurent e companhia? Pense de novo. Afinal, as grifes acima gozam de indiscutível prestígio e influência dentro da indústria fashion, mas quando o assunto é o desejo da massa consumidora francesa, as marcas que realmente têm se destacado são outras. Nomes pouco conhecidos por aqui como Zadig & Voltaire, Comptoir des Cotonniers, Sandro, Maje, Claudie Pierlot e The Kooples têm ganhado força nos últimos cinco anos e chamado (se não exigido) a atenção da indústria – um artigo publicado no fim de 2011 pelo “The Business of Fashion” chegou a definir essas marcas como “uma onda francesa contemporânea de grande sucesso que está redefinindo o ready-to-wear como nós o conhecemos”.
Um indicativo da força e da atenção que essas marcas têm gerado é o interesse demonstrado recentemente por grandes grupos de investimento: em setembro de 2010, as famílias Arnault (da LVMH) e Dreyfus adquiriram 51% do SMCP Group, dono da Sandro, Maje e Claudie Pierlot que opera mais de 330 pontos de venda na França e em países vizinhos, e que apresenta um crescimento anual de 30%. Outro exemplo da escalada comercial desse nicho? O volume de negócios da Sandro, que em 2007 girava em torno dos 15 milhões de euros, saltou para 110 milhões em 2010 e tem estimativa de atingir quase 200 milhões de euros em 2011.
Mas o que explicaria tamanho sucesso? De acordo com o mesmo artigo do “The Business of Fashion”, seria uma série de estratégias em comum, como a produção a baixo custo em países como Turquia, Tailândia e China; o monitoramento preciso das vendas para imediata identificação das demandas do consumidor; e a abertura do maior número possível de pontos de venda (só em Paris, a Zadig & Voltaire, Comptoir des Cotonniers, Sandro, Maje e The Kooples têm mais de 30 pontos de venda cada!). Combinado a esses elementos, que valem igualmente para as redes de fast-fashion, o que diferencia o nicho das “marcas médias” francesas é a estratégia de criação de uma imagem mais voltada para o mercado de luxo: vale abrir lojas ao lado de grifes como Fendi, Chanel e Dior; trabalhar somente com vendedores altamente treinados; e investir em estilistas criativos que sabem fazer roupas que capturam as tendências do momento, mas sem copiar – o trunfo dessas marcas, afinal, é criar um estilo genuíno e altamente desejável.
Com o sucesso no mercado francês, é natural que esses nomes estejam de olho na expansão internacional. Além de países vizinhos, a Sandro, Maje e The Kooples devem seguir o caminho traçado pela Comptoir des Cotonniers e Zadig & Voltaire e abrir lojas próprias nos Estados Unidos já em 2012. Na análise do “The Business of Fashion”, esse nicho de marcas, com suas roupas desejáveis e preços acessíveis, poderia até tomar o lugar do ready-to-wear de grandes grifes – a Carven e a Kenzo, com suas recentes revitalizações de estilo e preço, foram apontadas como reflexos desse novo momento do mercado de moda. Se essa tendência realmente vai pegar no resto do mundo, só o tempo dirá; mas enquanto isso, vale conhecer as marcas que estão mudando o cenário de moda francês. (Note como elas investem na estratégia online: todas, exceto a Claudie Pierlot, possuem sites internacionais e mantém e-commerce – apesar de que, infelizmente, nenhuma faz entregas no Brasil).
Zadig & Voltaire
“A ideia original por trás da Zadig & Voltaire é criar um novo luxo. Desde o início, a Zadig & Voltaire se auto-estabeleceu como uma “concept store designer” à frente de seu tempo. A Zadig & Voltaire é um sopro de ar fresco, uma fábrica de sonhos, uma produtora de designs (…) Meu desejo é também criar uma marca francesa e uma rede específica de distribuição” – descrição de Thierry Gillier, fundador da marca, no site oficial.
“A ideia original por trás da Zadig & Voltaire é criar um novo luxo. Desde o início, a Zadig & Voltaire se auto-estabeleceu como uma “concept store designer” à frente de seu tempo. A Zadig & Voltaire é um sopro de ar fresco, uma fábrica de sonhos, uma produtora de designs (…) Meu desejo é também criar uma marca francesa e uma rede específica de distribuição” – descrição de Thierry Gillier, fundador da marca, no site oficial.
Comptoir des Cotonniers
“Desde sua criação em 1995, a Comptoir des Cotonniers tem criado coleções que combinam modernidade com elegância atemporal. (…) [Ela] inovou ao trazer suas coleções à vida com mulheres anônimas: pares reais de mães e filhas que representam os valores da marca com entusiasmo e prazer” – descrição do site oficial.
“Desde sua criação em 1995, a Comptoir des Cotonniers tem criado coleções que combinam modernidade com elegância atemporal. (…) [Ela] inovou ao trazer suas coleções à vida com mulheres anônimas: pares reais de mães e filhas que representam os valores da marca com entusiasmo e prazer” – descrição do site oficial.
Sandro
“A Sandro nasceu em 1984 e abriu sua primeira loja na Rue Vieille du Temple no coração de Marais. Ela cresceu e se tornou uma marca conhecida por seu estilo feminino e versátil. Hoje, a Sandro tem uma grande comunidade global com 202 lojas ao redor do mundo. (…) A paixão por moda e estilo compartilhada por mãe e filho é claramente representada nas coleções effortless e complementares que eles desenham” – descrição do site oficial.
“A Sandro nasceu em 1984 e abriu sua primeira loja na Rue Vieille du Temple no coração de Marais. Ela cresceu e se tornou uma marca conhecida por seu estilo feminino e versátil. Hoje, a Sandro tem uma grande comunidade global com 202 lojas ao redor do mundo. (…) A paixão por moda e estilo compartilhada por mãe e filho é claramente representada nas coleções effortless e complementares que eles desenham” – descrição do site oficial.
Maje
Não possui descrição da marca no site oficial.
Não possui descrição da marca no site oficial.
Claudie Pierlot
Não possui descrição da marca no site oficial.
Não possui descrição da marca no site oficial.
The Kooples
“A The Kooples está trazendo o chic de volta à ruas, vestindo homens e mulheres em roupas atraentes, com estilo emprestado de ícones da moda e com um amor pelo vintage” – descrição do site oficial.
“A The Kooples está trazendo o chic de volta à ruas, vestindo homens e mulheres em roupas atraentes, com estilo emprestado de ícones da moda e com um amor pelo vintage” – descrição do site oficial.
Contribuição de Edmara
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