Lojas de departamento investem em coleções com grandes estilistas
Estratégia visa atrair classe média. Confira parcerias
Por Marcela Perillo, 8º período de jornalismo
Comprar uma peça de roupa assinada por um estilista famoso e ainda com preço popular é o sonho de muita gente. Essas parcerias entre designers e grandes lojas de departamento têm conquistado as pessoas da classe mais popular que optam por menores preços a fashionistas que procuram um designer diferenciado.
Esse casamento entre grandes lojas e estilistas, começou na Europa ainda na década de 1950, quando Pierre Cardin assinou modelos para a loja francesa Printemps. Mais de 60 anos depois da iniciativa, as parcerias estão dominando o mercado de fast fashion.
A ideia é simples: levar ao mercado popular o que é apresentado no mercado de luxo, de maneira rápida, ou seja, logo que a tendência é apresentada nos desfiles da temporada – só que por um preço acessível. Isso é possível devido a utilização de tecidos mais simples e produções em larga escala.
A designer de moda Amanda Guerra, formada pela Universidade Salgado de Oliveira e Coolhunter, pela Central St. Martin College of Art and Desing, nos conta que acha válido as parcerias de grandes marcas com lojas de departamento. “Isso torna o produto acessível sem perder o seu valor, afinal de contas quem não quer ter uma peça de Adriana Barra, Oscar Metsavaht, Stella McCartney e até mesmo Lanvin? As grandes marcas também sentiram a necessidade de atingir o outro lado do mercado e não só a de luxo”, ressalta.
“A que pude acompanhar de perto foi Lanvin. Na época em que foi lançada a parceria entre a marca e uma loja de departamentos, eu estava em Londres, e vi todo o "burburinho" de como seriam as roupas e até mesmo as sacolas. Isso mesmo! Até as sacolas eram motivo de briga, afinal quem não queria uma sacola que continha uma ilustração de moda feita por Alber Elbaz (designer da Lanvin)? Mais o que realmente eu gostei de ver nessa parceria, foi que mesmo sendo distribuída para uma classe mais acessível a marca não deixou que suas características se perdessem: tinha os mesmos acabamentos e as mesmas ideias. Era realmente Lanvin” afirma Amanda Guerra.
No Brasil, a tendência é representada por magazines como a C&A e a Riachuelo, que aderiram à proposta e a trouxe ao público nacional. A C&A, em 2009, repaginou a ação, agora batizada de C&A Collection, que trás às araras estilistas importantes da moda brasileira, entre Maria Bonita Extra, Isabela Capeto, Glória Coelho, Espaço Fashion, Amir Slama, além de nomes que fazem sucesso lá fora como o da estilista inglesa Stella McCarteney, que foi a parceria feita com um estilista internacional.
A Riachuelo também se dedicou ao fast fashion brasileiro, promovendo grandes parcerias como a coleção criada por Oskar Metsavaht da Osklen e Cris Barros, que lançou uma coleção feminina de inverno nesse ano. E não para por aí. Para o Dia dos Namorados, a Riachuelo repetiu a linha de grande sucesso de Cris Barros, lançando as lingeries assinadas por Thais Gusmão e uma coleção masculina que leva o nome do aclamado e jovem estilista Pedro Lourenço.
A designer Amanda Guerra explica que isso não é apenas uma tendência de mercado, e sim uma necessidade. “Vender roupa muitas pessoas vendem, agora conceito, estilo e história são poucos. Já dizia o designer Ronaldo Fraga em uma palestra feita em Goiânia, em um evento realizado pelo SEBRAE: ‘não vendo roupas, e sim histórias’. Os novos designers precisam ser valorizados. Estudamos para isso. A concepção de uma coleção não vem do nada. O consumidor, o confeccionista e o designer só têm a ganhar. Consumidores exigentes querem peças irreverentes. Ele (esse consumidor) conseguirá com um bom designer a frente de uma marca e, por consequência, o confeccionista aumentará sua venda. Não existe parte ruim, todos ganham”, explica a designer Amanda.
Veja alguns dos estilistas e marcas que já fizeram ou estão programados para fazer parcerias com as lojas de departamento:
Riachuelo
Contribuição de Caroline
Comprar uma peça de roupa assinada por um estilista famoso e ainda com preço popular é o sonho de muita gente. Essas parcerias entre designers e grandes lojas de departamento têm conquistado as pessoas da classe mais popular que optam por menores preços a fashionistas que procuram um designer diferenciado.
Esse casamento entre grandes lojas e estilistas, começou na Europa ainda na década de 1950, quando Pierre Cardin assinou modelos para a loja francesa Printemps. Mais de 60 anos depois da iniciativa, as parcerias estão dominando o mercado de fast fashion.
A ideia é simples: levar ao mercado popular o que é apresentado no mercado de luxo, de maneira rápida, ou seja, logo que a tendência é apresentada nos desfiles da temporada – só que por um preço acessível. Isso é possível devido a utilização de tecidos mais simples e produções em larga escala.
A designer de moda Amanda Guerra, formada pela Universidade Salgado de Oliveira e Coolhunter, pela Central St. Martin College of Art and Desing, nos conta que acha válido as parcerias de grandes marcas com lojas de departamento. “Isso torna o produto acessível sem perder o seu valor, afinal de contas quem não quer ter uma peça de Adriana Barra, Oscar Metsavaht, Stella McCartney e até mesmo Lanvin? As grandes marcas também sentiram a necessidade de atingir o outro lado do mercado e não só a de luxo”, ressalta.
“A que pude acompanhar de perto foi Lanvin. Na época em que foi lançada a parceria entre a marca e uma loja de departamentos, eu estava em Londres, e vi todo o "burburinho" de como seriam as roupas e até mesmo as sacolas. Isso mesmo! Até as sacolas eram motivo de briga, afinal quem não queria uma sacola que continha uma ilustração de moda feita por Alber Elbaz (designer da Lanvin)? Mais o que realmente eu gostei de ver nessa parceria, foi que mesmo sendo distribuída para uma classe mais acessível a marca não deixou que suas características se perdessem: tinha os mesmos acabamentos e as mesmas ideias. Era realmente Lanvin” afirma Amanda Guerra.
No Brasil, a tendência é representada por magazines como a C&A e a Riachuelo, que aderiram à proposta e a trouxe ao público nacional. A C&A, em 2009, repaginou a ação, agora batizada de C&A Collection, que trás às araras estilistas importantes da moda brasileira, entre Maria Bonita Extra, Isabela Capeto, Glória Coelho, Espaço Fashion, Amir Slama, além de nomes que fazem sucesso lá fora como o da estilista inglesa Stella McCarteney, que foi a parceria feita com um estilista internacional.
A Riachuelo também se dedicou ao fast fashion brasileiro, promovendo grandes parcerias como a coleção criada por Oskar Metsavaht da Osklen e Cris Barros, que lançou uma coleção feminina de inverno nesse ano. E não para por aí. Para o Dia dos Namorados, a Riachuelo repetiu a linha de grande sucesso de Cris Barros, lançando as lingeries assinadas por Thais Gusmão e uma coleção masculina que leva o nome do aclamado e jovem estilista Pedro Lourenço.
A designer Amanda Guerra explica que isso não é apenas uma tendência de mercado, e sim uma necessidade. “Vender roupa muitas pessoas vendem, agora conceito, estilo e história são poucos. Já dizia o designer Ronaldo Fraga em uma palestra feita em Goiânia, em um evento realizado pelo SEBRAE: ‘não vendo roupas, e sim histórias’. Os novos designers precisam ser valorizados. Estudamos para isso. A concepção de uma coleção não vem do nada. O consumidor, o confeccionista e o designer só têm a ganhar. Consumidores exigentes querem peças irreverentes. Ele (esse consumidor) conseguirá com um bom designer a frente de uma marca e, por consequência, o confeccionista aumentará sua venda. Não existe parte ruim, todos ganham”, explica a designer Amanda.
Veja alguns dos estilistas e marcas que já fizeram ou estão programados para fazer parcerias com as lojas de departamento:
C&A
Estilista
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Ano
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Coleção
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Reinaldo Lourenço
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2009 e 2010
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Lançou coleção com apelo Rock’n roll, contendo 16 looks, em 2009
Especialmente para as comemorações de fim-de-ano criou 30 peças em 2010
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Renato Kherlakian
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2010
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Coleção de Jeans especiais para as mulheres
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Isabela Capeto
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2009/2010
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Lançou duas coleções infantis para a loja
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Gloria Coelho
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2010
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Linha esportiva para mulheres
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Maria Bonita Extra
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2010
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Criou looks exclusivos da marcas e clássicos da marca
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Stella McCarteney
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2011
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Coleção feita com tecidos naturais, a linha traz releituras de peças favoritas de Stella.
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Riachuelo
Estlista
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Ano
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Coleção
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Oskar Metsavaht
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2010
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Coleção com tecidos simples e designer arrojado incluindo acessórios e calçados
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Criss Barros
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2011
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Coleção feminina de inverno
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Pedro Lourenço
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2011
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Coleção masculino especial para o dia dos namorados
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Thais Gusmão
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2011
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Coleção de lingerie especial para o dia dos namorados
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Contribuição de Caroline
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