Visual Merchandising
Uma ferramenta de comunicação que traduz e posiciona o conceito de uma marca ou produto
Visual Merchandising é uma ferramenta poderosa que induz o cliente a comprar sentindo o ambiente e entendendo o conceito da marca ou produto. Falando aos cinco sentidos o visual merchandising transforma as compras em uma experiência sensorial, uma vez que as pessoas sofrem influência direta do ambiente em que se encontram. Cores, sons, iluminação e energias provocam uma troca de sensações muitas vezes imperceptível, mas de grande influência sobre as decisões de compra.
Sabemos que a predominância dos sentidos que determina a maneira como normalmente captamos os sinais exteriores varia de pessoa para pessoa. Há os sinestésicos, para os quais os códigos ligados ao tato e às sensações estão mais presentes. Elas são muito atentas a detalhes como conforto e maciez. Já para os auditivos, os sons são os sinais mais importantes, enquanto os visuais têm os estímulos captados pela visão o principal canal de descoberta do mundo à sua volta. Para tanto, deve-se criar um ambiente que acolha de forma coerente o produto e seu público-alvo, de modo que as pessoas, ao entrarem na loja, fiquem por lá o máximo possível sentindo-se como se estivessem em casa. Um ambiente acolhedor influencia o cliente na decisão de compra e pode fazer com que ele volte inúmeras vezes, sempre com o mesmo entusiasmo.
A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA
O visual merchandising une o tema ao conceito da marca e tem como meta criar uma identidade. Num primeiro momento, o cliente é atraído pelo que vê, buscando um conceito estimulante para ele. Procurando mais que um produto, quer um estilo de vida, uma história. Para conquistar o cliente é preciso oferecer um espaço acolhedor, funcional, sensorial e bem projetado.
Devemos tentar desvendar o mistério que encerra as razões pelas quais, em um primeiro momento, gostamos ou não de um lugar ou de uma pessoa. Os empresários que entendem o potencial do visual merchandising investem em competências ligadas à essas inteligências, pois acreditam e vislubram retorno em vendas e se destacam visualmente perante a concorrência, imprimindo seu DNA e construindo um diferêncial importante que sempre leva ao sucesso. |
Muito se fala sobre a conquista e fidelização de clientes. A todo o momento surgem novos conceitos e idéias mirabolantes visando o principal fator que leva os consumidores à preferência e constância de compras em sua loja: a satisfação.
Quando falamos na busca da satisfação dos consumidores, muitos profissionais buscam métricas ou modelos para aperfeiçoar ou atingir melhores índices ou números, quando na verdade, a satisfação de um consumidor deve consistir somente em uma coisa: atender às suas expectativas e, na medida do possível, buscar superá-las. Consumidores quando possuem interesse em adquirir um produto buscam nada menos do que: (1) encontrar o produto (2) se informar (tirar dúvidas) (3) comprar (4) receber pelo o que comprou (5) no caso de problemas, ter assistência. Esses são processos que se complementam e compõem a cadeia de consumo do cliente. Quando o cliente está satisfeito durante todos estes processos, é muito provável que ele volte a comprar no mesmo local. A partir do momento que algum desses processos apresenta alguma falha ou gera uma insatisfação, o ciclo é quebrado, e provavelmente o consumidor não voltará a comprar. Apesar de parecer simples, a maior parte dos motivos de insatisfação dos consumidores está centrada em um desses processos, podendo ser a falta de um determinado produto (ou do tamanho, ou cor que o consumidor gostaria, por exemplo); da falta de treinamento ou qualidade de atendimento de seus vendedores e atendentes; nos processos de compra, com filas longas ou cobranças indevidas; na demora ou na falha do sistema de entrega ou ainda em minha opinião, a pior de todas: o tratamento diferenciado entre o momento da compra e o momento da troca. Lojistas devem entender que o processo de satisfação de um cliente não termina na boca do caixa e que um bom atendimento, no momento da troca, por exemplo, pode ser um grande fator de diferenciação em relação à concorrência, favorecendo a escolha e fidelização por parte do consumidor. Acredito que a principal característica de uma boa loja é prometer somente aquilo que pode cumprir. Prazos fantásticos de entrega que não possam ser cumpridos ou taxas de juros que sejam menores do que os reais, apesar de parecerem vantajosos atrativos podem funcionar como um verdadeiro “tiro no pé” do lojista. O grande segredo de manter a satisfação de seus clientes não está em um planejamento mirabolante, mas sim no cumprimento correto com seus deveres.
Contribuição de Sophia Miguel
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