segunda-feira, 19 de março de 2012


Katie Sturch, editora-chefe do WGSN, fala sobre visual merchandising, mercado em crescimento no Brasil

Em 2011 o Chic ressaltou o crescimento do mercado de visual merchandising no Brasil e aproveitando a passagem de Katie Sturch -editora chefe do portal WGSN e especialista no assunto - pelo SPFW para conversamos sobre esta profissão. 

Percebemos um desenvolvimento crescente da área de visual merchandising aqui no Brasil, o que mudou para que este mercado ganhasse nova visibilidade? 
Atualmente, consumidores compram marcas com identidade muito bem definida o que torna essencial pensar como uma imagem é desenvolvida e como chega até o comprador final. Nesse contexto, visual merchandising coloca-se hoje como  uma maneira de  envolver a marca com o cliente. 

E o que é necessário para ser um bom profissional? 
Ir além das últimas tendências e movimentos culturais, é preciso pensar no que a sua marca é boa e arrumar uma maneira de promover estes pontos, desenvolver uma caligrafia que permita aos seus consumidores reconhecer sua especificidade.  

Mas além das especificidades de uma etiqueta, existe algo tendência em Visual Merchandising? 
O crescente desenvolvimento do e-commerce tem impacto negativo nas vendas em espaços físicos, forçando as marcas a mudar seus ambientes. Relaxamento e conforto ainda são importantes, mas a sobrecarga de informação levou à necessidade de criar espaços mais sofisticados, organizados e categorizados, onde o próprio produto tenha voz. Quem também sofre transformações são as campanhas que deixaram de ser parte do marketing, elas permitem os consumidores sentirem-se parte do próprio anúncio.
Contribuição de Sophia Miguel

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