sexta-feira, 9 de março de 2012


Você sabe o que significa "alfaiataria"?
Não é de hoje que algumas de minhas clientes me perguntam o que significa alfaiataria. Algumas pensam que é o corte da calça social, outra pensam que se trata de roupas feitas somente com um tecido em específico como linho, por exemplo. Então resolvi pegar o gancho e explorar um pouco o assunto.

Bem, a palavra alfaiataria vem de alfaiate. E aí uma coisa puxa a outra: os alfaiates são os profissionais que exercem a alfaiataria, que nada mais é do que a criação de roupas masculinas de forma artesanal como camisas, coletes, paletós, ternos e afins. Geralmente o caimento costuma ser perfeito porque as peças feitas sob medida. Aliás, meu avô que está prestes a fazer 101 anos, em idos tempos era alfaiate. Isso porque na época dele era um ofício bem comum. Agora hoje com as facilidades, agilidade e  tecnologia, é um profissional que está praticamente em extinção.

Pois bem, que aconteceu é que o tempo passou e várias transformações aconteceram. Tomamos posse do guardarroupa masculino que acabou se tornando unissex graças à pequenas alterações. Uma das grandes responsáveis por essa adaptação e pelo toque de feminilidade nas peças foi Coco Chanel.  E hoje qual é a mulher que não tem um blazer ou uma camisa no armário? Pois é, então podemos dizer que são peças de alfaiataria, ou seja, peças que possuem essa pegada de roupa masculina feitas pelos alfaiates como camisas, terninhos, blazers etc.

Outra coisa importante para dizer é que a alfaiataria não está ligada especificamente a um tipo de tecido, podem ser usados desde o  linho até moletom. O bom dos tempos atuais é que com o avanço da tecnologia a alfaiataria pode ser encontrada em lojas femininas e de maneira bem acessível.  

Coco Chanel




 
Cena do filme O Diabo Veste Prada
 
Calça de alfaiataria em moletom da Renner
Shorts de alfaiataria em moletom da Farm
Certinho meninas? Espero ter ajudado vocês! E depois vou fazer chamada oral, hein? Quero tudo na ponta da língua...rs...Beijos!!

Contriuição de Marcel Valias e Joana Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário