Lacroix: proteção contra a falência
Christian Lacroix pediu proteção contra a falência. E o mundo da moda está em estado de choque. Afinal, o segmento está sentindo fortemente a crise. Mas ninguém achou que chegaria a tanto.
A moda vai sobreviver à crise? Ou a época do luxo acabou?
Segundo o jornal Le Figaro, nos bastidores dos escritórios da marca francesa este não é o final do jogo. O grupo Falic, dono da Lacroix, estaria tentando vendê-la para um comprador suíço, ao mesmo tempo que tenta se proteger de seus credores. A marca já pertenceu ao conglomerado de moda LVMH, mas foi vendida em 2005.
Apesar disso, segundo a Vogue inglesa, a Lacroix tem sua presença confirmada na próxima semana de moda de Paris, em julho. E continuará com suas linhas de alta-costura e de pret-à-porter. "Desde a aquisição da Lacroix estamos comprometidos com a marca e seu desenvolvimento. Continuaremos a fazer isso, mas a forte queda do mercado de luxo afetou significativamente nosas receitas,", disse Nicolas Topiol, diretor executivo da empresa. As semanas de moda deverão ser afetadas. A Cavalli, por exemplo, cancelou seu desfile na última temporada de moda. E até mesmo as semanas de moda brasileira serão mais tímidas.
Quem pode comprar jóias e vestidos caríssimos? Quase ninguém. E a ostentação não é mais "chic". A Bulgari, um ícone do mundo das jóias, já avisou que em 2009 fechará muitas de suas lojas. No ano passado, o faturamento da empresa caiu drasticamente com a crise mundial. Mas isso não impediu que a grife deixasse os balancetes de lado para comemorar seu aniversário em alto estio, em Roma, neste mês de maio. A Tiffany & Co também tem amargado péssimos resultados. Na contramão, o grupo Valentino divulgou comunicado em que diz que a marca cresceu em 2008, comparativamente a 2007. Mas, segundo o documento, "o sensível crescimento no primeiro semestre de 2008 foi alterado pelo desempenho negativo registrado no segundo período do ano, devido ao gradual impacto da crise financeira internacional". Não foram divulgados os números parciais de 2009. Estes sim, podem ser reveladores.
O PPR (Pinault-Printemps-Redoute) - conglomerado de moda que detém a Gucci, Balenciaga, Yves Saint Laurent e Puma, divulgou o seu balanço do primeiro trimestre deste ano. O grupo apresenta uma queda de 2,6 pontos percentuais em seus negócios, em relação ao ano passado. Mas o segmento "moda" do grupo - Grupo Gucci e da Puma, entre outros - não sentiu o impacto tão fortemente, por causa das vendas nos países emergentes..
Contribuição de Caroline
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