FASHION FILMS – OS VÍDEOS VIRAIS NA DIVULGAÇÃO DE MODA
Com a democratização da tecnologia e da internet, e também com a viralização dos vídeos através do Youtube em comunidades virtuais, os consumidores atualmente ficam cada vez mais próximos dos lançamentos e dos conceitos de suas marcas preferidas. A tendência de divulgação de moda torna-se cada vez mais importante com um mercado globalizado e competitivo, fazendo com que muitas marcas se apropriaram dessa forma de comunicação com seus consumidores por entender que estamos diante de uma plataforma de divulgação a nível mundial, denominada Youtube. Os consumidores adoraram a idéia e compartilham com seus amigos de redes sociais os lançamentos e as novidades. E muitas pessoas, apesar de não ser adepto das marcas, tornam os fashion films seus argumentos de estudo. A moda ultrapassou a linha da vitrine das lojas, para dentro do computador dos consumidores. Se você é estilista ou estudante de moda, aqui vai uma dica, use a tecnologia e a Internet a seu favor, e coloque sua marca além das vitrines e das passarelas. Que tal num fashion film?
A DIVULGAÇÃO ATRAVÉS DA VIRALIZAÇÃO DOS VÍDEOS:
Algumas marcas identificaram na produção de vídeos, uma forma de aproximarem-se ainda mais de seus consumidores. Trazendo no conteúdo além das roupas, o conceito da marca e também da coleção, esses vídeos podem ser engraçados, agressivos, colorido, preto-e-branco, com efeitos, tudo isso dependendo da imagem que a marca quer passar ou do tema da coleção, já que o fashion film é uma porta de comunicação da marca com o público-alvo.
Distoções de imagem comunicam uma coleção que se inspira no passado para trazer para o presente algo de bom vivenciado e guardado na memória, fazendo com que os consumidores sintam novamente esses bons momentos. Também podem expor uma marca que querem comunicar uma coleção mais tecnológica, ou futurista
.
Imagens de vídeos em preto e branco com slow motion, comunicam uma coleção mais fluida, com leveza nos tecidos. Também podem trazer a tona emoções fortes dependendo da marca como agressividade e medo ou emoções de espírito livre.
Ou fashion films com desenhos e bem colorido, que quer comunicar uma coleção mais divertida e descolada.
Os efeitos possíveis são tantos, que comunicar ao consumidor a verdadeira essência de uma coleção para qualquer marca, fica muito mais fácil, divertido, e o melhor, muito mais barato do que um desfile tradicional, onde se gasta verdadeiras fortunas para se produzir quinze minutinhos numa passaarela. O fashion film por sua vez, fica eternizado na Internet, a disposição dos consumidores a qualquer momento. Veja o making-off de um fashion-film feito pela Lanvin em parceria com a H&M.
OS ESPECIALISTAS:
Fundada em Novembro de 2000, a SHOWstudio, que é conhecida como a Casa de cinema de Moda, é uma das maiores produtoras de fashion film do mundo atualmente. Com projetos inovadores, a SHOWstudio têm definido a maneira pela qual a moda é apresentada através da Internet. Foi a produtora de vídeo pioneira na moda e é agora reconhecida como a principal força por trás desse novo meio de comunicação, oferecendo uma plataforma única, apoiando e fomentando a moda através desse movimento da imagem na era digital. Atualmente, a empresa colabora com algumas das marcas e alguns dos estilistas mais infuentes do mundo da moda contemporânea, incluindo John Galliano, Kate Moss, Rick Owens, Comme des Garçons e Alexander Mc Queen. Paralelamente a esses nomes estabelecidos, a SHOWstudio também apoiou talentos emergentes, incluindo Giles Deacon, Gareth Pugh, Rodarte e Maria Katrantzou, oferendo a esses novos designers, uma importante vitrine mundial para suas expressões criativas. A empresa também trabalhou com ícones da cultura pop e criativos do mundo da arte, música e cinema, incluindo na lista nomes como Tracey Emin, Björk, Brad Pitt e nada mais nada menos que Lady Gaga. A seguir alguns vídeos produzidos pela SHOWstudio.
Gareth Pugh Inverno 2009
Yves Saint Laurent Inverno 2009
Fashion Film para Vogue numa edição em preto e branco.
Fashion film com Lady Gaga para vanity Fair.
Hexa by Kuho inverno 2010.
Ming Xi Couture 2011.
Vamos agora fazer uma lista de reprodução dos que mais me chamaram a atenção até os dias de hoje.
OS MAIS TRISTES:
The Raven. (CLIQUE DUAS VEZES EM CIMA DO ESPAÇO BRANCO).
Tributo a M’c Queen.
OS MAIS ENGRAÇADOS:
Lanvin Inverno 2011/2012.
Lanvin em parceria com H&M.
OS MAIS CRIATIVOS:
David David ss/09.
Knee Deep In Your Eyes.
OS MAIS “SAFADINHOS” HEHEHEHE:
Duas amigas sadomasoquistas no vídeo da SHOWstudio. (CLIQUE EM CIMA DESSA PARTE BRANCA DUAS VEZES PARA ABRIR O VÍDEO)
A marca Gresham Blake insinua nesse vídeo muita sensualidade.
MAISON CHAPLIN – Alexander McQueen Plato’s Atlantis.
OS DE CELEBRIDADES:
Gisele Bündshen para Vogue Korea.
Kate Moss para a SHOWstudio.
Lady Gaga para SHOWstudio
Lady Gaga para sua música You and I (NÃO É CLIP)
OS BRASILEIROS:
Ricardo Almeida – Lançamento Coleção Jeans Wear.
Ricardo Almeida – Lançamento Coleção Jeans Wear.
ONONO – Coleção Megamix verão 2011/2012. (clique duas vezes na parte branca para visualizar)
Neon – Coleção verão 2006/2007.
CONCLUSÃO:
Muitas marcas e estilistas famosos, (além de artistas para sua própria aut-promoção) tem se adaptado a essa nova forma de divulgação para estar mais próximos de seus consumidores. A importância da imagem virtual nos dias de hoje nos levam a ter esse tipo de experiência com a moda através de vídeos, nem que seja por curiosidade, ou porque algum amigo mandou no facebook ou twitter um link com vídeo de uma marca. A carência de profissionais envolvidos apenas com fashion films no Brasil, abre portas para o profissional de cinema de moda por aqui (ATENÇÃO CINEASTAS).
Contribuição de Bárbara e Natália
Nenhum comentário:
Postar um comentário