segunda-feira, 5 de março de 2012


Estilistas investem em moda infantil com a cara dos pais


 Que filha adora vestir as roupas das mães, todo mundo sabe. E que as mães adoram ver suas filhinhas com peças moderninhas também não é segredo para ninguém. Pensando nisso, grifes e estilistas apostam na linha infantil para contentar toda a família. Na última edição do Dragão Fashion, semana de estilistas de Fortaleza, que ocorreu no começo de abril, pequenas modelos roubaram a cena entre os lançamentos.
 
Elas desfilavam peças da linha infantil da estilista Melca Janebro, que lançou a coleção mirim nesta estação. "Minhas clientes desejavam roupas modernas para as filhas e as meninas queriam se parecer com a mãe. Acabei me apaixonando pela idéia", diz a estilista que batizou a linha de Costurando meus Retalhos. 

"Existe grande carência de roupas infantis que parecem adultas sem ser vulgar. Penso em pimpolhas modernas e antenadas", diz Melca, cuja coleção atende meninas de 0 a 6 anos e será lançada duas vezes por ano, simultaneamente à linha adulta. Os preços variam de R$ 69 a R$ 150.

"Há uma onda de marcas internacionais que começaram com esta tendência, como Kenzo e Ralph Lauren. Estes estilistas mostraram que a aproximação com as crianças funcionou muito bem. No Brasil, esta tendência só começou agora porque o custo de uma coleção infantil é muito caro e as marcas precisavam de clientes muito bem fidelizados para que os pais tenham desejo de comprar a mesma roupa para seus filhos", diz Andréa Bisker, diretora do site de tendências WGSN para América do Sul. 

Outras marcas
Assim como Melca, outras marcas consagradas lançaram coleções de roupas destinada aos pimpolhos, para delírio das mães fashionistas. Cris Barros, Fit, Ronaldo Fraga e Isabela Capeto são algumas das grifes que têm investido no segmento. 

"Existem os desejos de ambas as partes. Os pais querem que seus filhos sigam seus passos desde pequenos. Isto é válido até os 8 anos, quando as crianças ainda se espelham nos pais em suas escolhas", diz Andréa Bisker.

Para a estilista carioca Isabela Capeto, a inspiração partiu de casa. No ano passado ela começou a desenhar roupas pensando em sua filha Francisca, com 9 anos na época. A estilista começou a criar peças infantis usando as mesmas inspirações e tecidos da sua coleção e criou a Isabela Capeto Infantil, linha para crianças de 4 a 8 anos. São versões míni de peças que consagraram o estilo de Isabela: vestidos, saias, camisetas, jaquetas e até microbolsinhas.

Uma das estilistas preferidas de atrizes e celebridades também tem linha infantil. Cris Barros lançou a Cris Barros Míni em outubro de 2007 atendendo a pedidos das clientes, ou melhor, das filhas das clientes, que queriam vestir roupas iguais às das mães. A linha atende meninas de 0 a 12 anos e, a partir deste inverno, vai vestir também os meninos.

"São as mesmas peças e mesmas estampas da linha adulta. Mas nesta coleção algumas delas foram desenvolvidas exclusivamente para a linha Míni", conta a estilista. Para este inverno, segundo Cris, a coleção se inspirou em referências ciganas, meio boêmias, meio rock-star, que transmitem um ar de decadência, mas de forma luxuosa. Os preços das roupas variam de R$ 98 (camisetas) a R$ 394 (casacos).

Brincadeira
Ronaldo Fraga começou a criar roupas para crianças como brincadeira, sem pretensão de lançar uma linha em 2002. Mas a idéia cresceu e virou a marca Ronaldo Fraga para Filhotes.

Com roupas para crianças, meninos e meninas, de 0 a 10 anos, a marca traz peças originais, criadas especialmente para esse público. Segundo o estilista, a coleção parte de sua "memória afetiva reinterpretada com muita cor, humor, conforto, pequenas delicadezas feitas à mão e ilustradas com elementos da cultura brasileira, usando bases 100% algodão."

A marca não se liga em tendências. "Buscamos um universo gráfico que possa marcar a infância dessas crianças que serão os adultos que tornarão este mundo muito mais simpático amanhã", comenta Ronaldo Fraga.

Ronaldo se diverte com a reação dos pais. "Nosso maior prazer é provocar nos pais o desejo de ´cortar os pulsos´ querendo usar as peças. Mas não adianta insistir, porque fazemos só para filhotes", brinca. O preço médio das peças é R$ 200 e os valores vão de R$ 86 a R$ 500.

Quem também traduziu seu estilo para as clientes mirins foi a Fit com a marca Fit Nina, criada para fashionistas precoces. A coleção é feita com tecidos tecnológicos e outros mais usados em coleções adultas, como jérsei e viscose, e ainda trazem estampas exclusivas, criadas pelo artista plástico e estilista Rogério Hideki com inspiração no xadrez pied-de-poule.

A cartela de cores também é adulta, predominando os tons de cinza. As coleções infantis das marcas são vendidas nas lojas dos estilistas e demais pontos-de-venda das grifes. 
 


Contribuição de Paula
Link: http://www.oficinadamoda.com.br/moda/m-dicas_de_moda/estilistas+investem+em+moda+infantil+com+a+cara+dos+pais/3430/

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